Add Listing Contact Us

Etologia

É a especialidade veterinária relacionada com a prevenção e tratamento de doenças associadas a movimentação, comportamento, nutrição, seleção genética, de cães, gatos e outros animais de companhia.

A teologia é o estudo objetivo e científico do comportamento do animal, que destaca o comportamento em condições naturais, encarando o comportamento como um traço evolutivo. A etologia é um campo em rápido crescimento. Entender a etologia ou o comportamento animal pode ser importante no treino do animal. Considerar o comportamento natural das diferentes espécies ou raças permite aos treinadores escolher os animais melhor preparados para a realização de uma determinada tarefa. Permite-lhes, além disso, incentivar a prática de comportamentos que ocorrem naturalmente e interromper os que não são desejados. 

Os veterinários da Onevet Hospital Veterinário Trás-os-Montes estão  concentrados na prevenção e no tratamento de doenças associadas à gestão, comportamento, nutrição e seleção genética de cães, gatos e outros animais de companhia.  Muitos dos comportamentos anómalos apresentados por animais de companhia estão associados às patologias de que padecem, como quando os cães são agressivos para membros da sua família porque sentem dor articular ou têm epilepsia, porque sofrem de uma doença endócrina como o hipotiroidismo, ou os gatos que urinam fora das caixas de areia ou apresentam alopécia no abdómen devido a cálculos renais, etc.

Problemas de trato, nos quais é importante respeitar um adequado período de socialização, o desmame, como apresentar um novo animal de estimação em locais onde já vivem outros gatos, problemas de aprendizagem de hábitos de higiene em cachorros, transtornos por separação, stress nos gatos, enriquecimento ambiental em cães e gatos, adequação aos ruídos, fobias… todas essas alterações ou patologias são objeto desta especialidade e requerem a consultam de um veterinário etólogo.