Add Listing Contact Us

Oftalmologia

As consultas de oftalmologia são quase sempre motivo de urgência; dado que uma atuação atempada garante um melhor prognóstico, sinais como coçar os olhos, ter as pálpebras fechadas ou secreções oculares são um bom motivo para procurar um veterinário. Os olhos são estruturas muito delicadas e sensíveis que permitem que o seu animal de estimação interaja com o ambiente que o rodeia graças ao sentido da visão.

O serviço de oftalmologia do Onevet Hospital Veterinário Cascais conta com a equipa e os materiais necessários a garantir o diagnóstico correto e o tratamento das doenças oculares mais comuns.

Lesões oculares mais comuns

Úlceras da córnea Nos nossos consultórios tratamos diariamente de úlceras da córnea simples e complexas. Hoje em dia, a técnica de polimento da córnea e a aplicação de lentes de contacto terapêuticas levam a que a resolução cirúrgica das úlceras mais complicadas seja um processo mais fácil e seguro. Em casos excecionais, para as úlceras profundas ou as que têm um grande risco de perfuração, utilizamos técnicas de enxerto de membrana ocular.

Prolapso da glândula lacrimal ou da membrana nictitante: O prolapso da glândula é um processo muito frequente, responsável pela produção de 40% das secreções aquosas da lágrima. Hoje em dia recomendamos a cirurgia para a reposicionar e evitar que perca a sua função.

Entrópio/Ectrópio: Muitos dos problemas oculares que afetam os nossos animais de estimação devem-se a anomalias na posição e forma das pálpebras. Nos nossos consultórios realizamos técnicas de correção plástica das pálpebras incluindo técnicas especiais como a cirurgia de Shar-pei, ou técnicas para corrigir o síndrome ocular braquiocefálico.

Uveíte: Trata-se de uma inflamação intraocular, que pode ser resultado de um processo externo (traumatismo, acidente) ou interno (infeção, neoplasia, processos de resposta imunitária), cujas consequências podem ser muito graves. Um diagnóstico correto e a definição do tratamento o mais rápido possível são fundamentais para um bom prognóstico.

Glaucoma: É o resultado de um aumento da pressão dentro do olho, o que produz uma sintomatologia muito dolorosa e pode produzir a perda da visão dos nossos animais de estimação. Em muitos casos é necessário recorrer à cirurgia para poder controlar o processo.

Cataratas: Tal como acontece com os humanos, os nossos animais de estimação também podem sofrer alterações dos cristalinos que degenerem na formação de cataratas. Nestes casos é importante conhecer a causa das mesmas para poder realizar um estudo e recomendar a cirurgia, sempre e quando o seu animal de estimação tenha a possibilidade de recuperar a visão.

Visão: A perda de visão pode ser temporária ou permanente, parcial ou total; pode ocorrer em idades diferentes e ser o resultado de doenças diferentes. É importante, em qualquer exame médico, averiguar se a visão do animal de estimação não representa problemas para eles. Se nota que o seu animal de estimação tem dificuldades de visão, não hesite em recorrer a Onevet Hospital Veterinário Cascais .

Muitas das doenças que afetam os olhos podem conduzir a uma cegueira irreversível ou mesmo à perda do olho.